Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Projeto torna obrigatória gravação de audiências em processos penais

Publicado por Enviar Soluções
há 3 anos


No início de novembro, a divulgação de um vídeo de um julgamento virtual envolvendo o empresário André de Camargo Aranha, acusado de estuprar a publicitária e influenciadora digital Mariana Ferrer, causou indignação na população.

Isso porque as imagens, amplamente divulgadas nas redes sociais e nos noticiários, mostravam o advogado de defesa fazendo acusações de caráter misógino contra a vítima, sem ser contido pelo juiz ou pelo promotor de Justiça que atuaram no julgamento.

Influenciada pelo impacto da atuação das autoridades e do advogado nesse caso, a senadora Leila Barros (PSB-DF) apresentou um projeto de lei (PL 5.225/2020) que obriga a gravação integral das audiências feitas no processo penal, em formato de áudio e vídeo.

O texto busca alterar o Código de Processo Penal (CPP — Decreto-Lei 3.689, de 1941) para obrigar o registro dos depoimentos do investigado, indiciado, ofendido e testemunhas por meio de gravação audiovisual, em meio digital ou analógico, desde que assegure o rápido acesso das partes e dos órgãos julgadores. A proposta também permite que a gravação possa ser feita diretamente por qualquer uma das partes, independentemente de autorização judicial. A gravação da audiência de instrução poderá ser reproduzida em Plenário.

Erros de procedimento

Na justificativa do projeto, a senadora explicou que o Código de Processo Civil já possibilita a gravação audiovisual das audiências, mas que, por outro lado, o CPP ainda não avançou nessa questão. A ideia, segunda Leila, é estabelecer que a gravação audiovisual desses atos judiciais deixe de ser uma possibilidade e passe a ser obrigatória.

“A ideia é assegurar que sempre haverá a gravação das audiências, de forma que qualquer vítima, ou mesmo um réu destratado, possa denunciar o erro de procedimento e ter o direito da checagem dos fatos através da gravação audiovisual”, argumenta.

A senadora ainda defendeu que, do ponto de vista econômico, “é absolutamente viável” custear a filmagem e a manutenção da gravação em meio digital até o arquivamento do processo.

Sobre o caso que inspirou a apresentação do projeto, a senadora acrescenta que só foi possível que a sociedade tomasse conhecimento dos fatos graças à gravação da audiência que, por ter sido virtual, possibilitou o mecanismo.

“Felizmente para vítima e para a sociedade brasileira, como se tratou de uma audiência virtual, a sessão foi integralmente gravada e assim todos pudemos ter ciência dos absurdos praticados naquela oportunidade”, lembrou.

(Fonte: Agência Senado)


📃 Precisando de cópias processuais? Fale com a Enviar Soluções!

📰 Veja também:

➡️ Saiba como está a retomada do atendimento presencial nos Tribunais de Justiça

.........................................................................................................

-> Kit Jurídico 2020 mais de 4.137 modelos de Petições Profissionais - Modelos de Petições verdadeiramente Atualizados

  • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
  • Publicações1372
  • Seguidores487
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações69
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-torna-obrigatoria-gravacao-de-audiencias-em-processos-penais/1152221372

Informações relacionadas

Benigno Núñez Novo, Advogado
Artigoshá 5 anos

Juiz parcial e a nulidade do processo desde a primeira intervenção do magistrado

Rodrigo Leite, Procurador e Advogado Público
Artigoshá 12 anos

Prova emprestada no processo penal: limites e admissibilidade segundo STF e STJ

Fernando Rocha, Advogado
Artigoshá 7 anos

Limite da Publicidade dos Advogados nas Redes Sociais e na Internet

Notíciashá 14 anos

Empresa pode vigiar tudo que funcionário faz no computador do trabalho

Raphael Funchal Carneiro, Advogado
Artigoshá 4 anos

A audiência por videoconferência nos processos judiciais

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Quanto à audiência de conciliação no Juizado Especial Criminal da capital do RJ, é verdade que o órgão é obrigado a gravá-la?

Eu precisei solicitar a gravação da minha audiência para denunciar abusos por parte da conciliadora e falta de auxílio do defensor público, mas me disseram que não há gravação (isso é absurdo, tendo em vista que somos proibidos de usar celular dentro da sala de audiência). continuar lendo