Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Comissões da OAB defendem possibilidade de sociedades de advogados cobrarem honorários contratuais nos juizados

Publicado por Enviar Soluções
há 3 anos


À luz do que dispõem os arts. e 74 da Lei Complementar n. 123/2006, as sociedades de advogados dispõem de legitimidade ativa para demandar perante os Juizados Especiais, pelo fato de as sociedades simples serem legalmente consideradas “microempresas ou empresas de pequeno porte”, bastando que a sociedade advocatícia comprove que se enquadra nos limites de faturamento aplicáveis sobre as ME e EPP. O entendimento é das Comissões dos Juizados Especiais, de Defesa dos Honorários Advocatícios e de Sociedades de Advogados, em parecer produzido sobre o tema.

De acordo com o estudo, “a premissa constitui fundamento jurídico sólido para que as Turmas Recursais do Estado do Paraná admitam a atuação das sociedades advocatícias perante os Juizados Especiais como autoras de ações que tenham por objeto a cobrança de honorários advocatícios”. Além disso, diz trecho do estudo, “a atuação das sociedades advocatícias perante os Juizados Especiais está em plena harmonia com o propósito social dos Juizados Especiais – de desafogar a Justiça Comum, solucionando causas cíveis de menor complexidade – e com a justificativa que embasou a Lei nº 12.126/09 – importante papel social e aumento do acesso à Justiça”.

Confira a íntegra do parecer.

Por determinação do presidente da seccional, Cássio Telles, as comissões irão debater o tema da competência dos Juizados nas demandas envolvendo as sociedades em reunião com os presidentes das Turmas Recursais, a fim de verificar se há dúvidas sobre tal competência, procurando estabelecer um entendimento de forma pacífica. Em relação ao pagamento de custas na cobrança de honorários, a OAB Paraná já oficiou ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) solicitando a isenção e por meio da Comissão de Acompanhamento Legislativo vem procurando uma solução por meio de lei.

(Fonte: OAB-PR)


Precisando realizar Pesquisa de Bens? Fale com a Enviar Soluções!

📰 Veja também:

➡️Lei de Proteção de Dados: Consumidor não é obrigado a informar CPF nas compras

................................................................................................

-> Aprenda com os melhores Processualistas do Brasil no Curso de Processo Civil 2021 - O curso online mais procurado pelos Advogados!

  • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
  • Publicações1372
  • Seguidores487
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações74
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissoes-da-oab-defendem-possibilidade-de-sociedades-de-advogados-cobrarem-honorarios-contratuais-nos-juizados/1247092472

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)