Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CCJ aprova proposta que permite a comunicação extrajudicial de atos processuais

    Publicado por Enviar Soluções
    há 2 anos


    A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 1706/21, do deputado Delegado Pablo (União-AM), que permite a comunicação extrajudicial de atos processuais. Com isso, as partes envolvidas no processão poderão escolher se as comunicações serão feitas em serviço de registro de títulos e documentos.

    A proposta, que altera o Código de Processo Civil, seguirá para o Senado, caso não haja recurso para votação no Plenário.

    O relator, Delegado Marcelo Freitas (União-MG), culpa as comunicações processuais como os principais gargalos que tornam a Justiça lenta. “Isso objetiva simplesmente dar maior celeridade aos atos processuais. Este relator tem o cuidado de esclarecer de público que este projeto não tem o condão de prejudicar o direito de quem quer que seja, se não permitir que a critério da parte se possa utilizar do serviço de títulos de documentos”, comentou.

    Lentidão da Justiça

    O deputado Gilson Marques (Novo-SC) elogiou a proposta por oferecer uma alternativa ao consumidor para escapar da lentidão da Justiça. “Quem vai fazer a escolha é a própria parte. Não se pode deixar que o Estado monopolize ao Judiciário atos que são de mero carimbo, de mera burocracia”, defendeu.

    Gilson Marques também espera que a transferência das comunicações processuais para serviços de registro de títulos e documentos torne a Justiça mais rápida. “Isso aqui vai ter um efeito muito mais positivo do que foi falado aqui, porque desafoga o cartório judicial. Quanto mais isto aqui for estimulado, menos trabalho vai ter o cartório judicial. Mais rápido vai ser o cartório judicial com outros atos administrativos”, observou.

    Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

    Fonte: Agência Câmara de Notícias


    Precisando de Cópias Processuais ? Fale com a Enviar Soluções!

    📰 Veja também:

    ➡️ 28 aplicativos úteis para advogados aumentarem sua produtividade

    ➡️ Auxílio-doença: o que é, quem tem direito e como funciona?

    ................................................................................................

    🔥 Curso de Atualização em Processo Civil - Com os melhores processualistas do país - 100% online!

    • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
    • Publicações1372
    • Seguidores487
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações71
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ccj-aprova-proposta-que-permite-a-comunicacao-extrajudicial-de-atos-processuais/1526404551

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Eu Guacira estou procurando pra ver se Gilmar Dornelles Gil já respondeu algum processo no passado e q novo um processo contra eles na Delegacia das mulheres e está julgado continuar lendo