Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

15 direitos e benefícios que valem para quem tem carteira assinada

Publicado por Enviar Soluções
há 6 anos

Além de funcionar como um registro histórico profissional de cada um, ter a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinada traz uma série de benefícios para o trabalhador. Para começar, ele tem direito a férias remuneradas e 13º salário, direitos concedidospela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O trabalhador com registro em carteira conta com proteção social, como seguro-desemprego, auxílio-doença, salário-família, salário-maternidade e aposentadoria.

Quanto mais tempo o trabalhador tem registro em carteira, maiores são os valores de alguns benefícios. Por exemplo, um funcionário que esteja há mais tempo em uma empresa tem direito a um Fundo de Garantia (FGTS) maior. O mesmo acontece com o aviso prévio. Outros valores de rescisão também podem ser mais altos, dependendo de cada caso, como seguro-desemprego, férias e 13º salário.

“Seja um profissional que trabalhou 4 meses e outro que trabalhou 4 anos, ambos têm os mesmos direitos", explica Carolina Silva, coordenadora de RH da Luandre."O que faz diferença é o valor a ser recebido”.

FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) funciona como uma "poupança indisponível" do trabalhador. Todo mês, a empresa deposita 8% do salário bruto (sem descontos, como INSS, IR e contribuição sindical) em uma conta na Caixa Econômica Federal, no nome do funcionário. Esse dinheiro é corrigido com o passar de tempo, como um investimento, mas o trabalhador só tem direito a fazer o saque em alguns casos, estabelecidos por lei.

O levantamento do FGTS pode ser feito caso o funcionário seja demitido sem justa causa, tenha que interromper suas atividades por causa de uma doença grave, queira adquirir seu primeiro imóvel ou esteja envolvido em algum tipo de desastre natural, como perder sua casa durante um desabamento. Se o empregado for demitido por justa causa ou se demitir, ele só pode fazer o saque do FGTS após 3 anos, caso não tenha tido carteira assinada nesse período. Se ele deixou um emprego e foi registrado imediatamente em outra empresa, o FGTS continua lá para uma dessas situações ou para quando se aposentar – nesse caso, a retirada é integral.

-> Leia Completo...

📰 Veja também:

➡️ Plataforma OABJuris possibilita busca por jurisprudência em banco nacional integrado

................................................................................................

-> Kit Jurídico 2020 mais de 4.137 modelos de Petições Profissionais - Modelos de Petições verdadeiramente Atualizados

  • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
  • Publicações1372
  • Seguidores487
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações111981
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/15-direitos-e-beneficios-que-valem-para-quem-tem-carteira-assinada/546651364

Informações relacionadas

Raquel Queiroz, Consultor Jurídico
Artigoshá 7 anos

Conheça os 20 direitos de todos os trabalhadores

Viviane Mariano, Estudante de Direito
Artigoshá 7 anos

Importância do registro na carteira de trabalho

Jaqueline Santos Oliveira, Bacharel em Direito
Artigoshá 8 anos

Direito coletivo do trabalho

Josemario de Souza Nunes, Advogado
Artigoshá 9 anos

Noções de Prescrição e Decadência no Direito do Trabalho

Lincoln Paulino, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Conceito do Direito do Trabalho, Evolução Histórica, Função e Natureza Jurídica.

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Trabalhei 2 anos sem registro a empresa tem que pagar esse tempo para mim e 1 ano registrado como que fica esse acerto continuar lendo

Parabéns , muito esclarecedor. continuar lendo

Boa noite queria tirar uma dúvida quem trabalha dias trabalhados , com a pandemia temos algum direto ficando em casa. continuar lendo

Texto medíocre, cadê as informações que foram mencionadas no título? Credo. continuar lendo