Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

O atraso na entrega dos Correios gera direito à indenização por dano moral?

Publicado por Enviar Soluções
há 6 anos

Se você utiliza os Correios com frequência, provavelmente notou a piora nos serviços de entrega das correspondências e encomendas. Os corriqueiros atrasos têm chamado mais a atenção, não só em razão da demora para entrega das compras realizadas em sites do exterior, a exemplo de Ali Express, Gearbest e Banggood, como também por conta de certa lentidão em serviços que habitualmente contavam com elogios dos usuários, como o SEDEX 10.

Dados do PROCON e do site Reclame Aqui indicam significativo aumento de reclamações, em particular, por atraso nas entregas. O sindicato da categoria justifica que os atrasos são reflexo do déficit de funcionários. Já os Correios afirmam que houve um aumento do volume das encomendas que lhe são confiadas.

Seja qual for a causa dos atrasos, o fato é que a demora para receber as correspondências e mercadorias vem gerando descontentamento em remetentes e destinatários que esperam um serviço de qualidade e cumprimento dos prazos estabelecidos.

Afinal, é cabível indenização por dano moral pelos atrasos dos Correios?

-> Leia Completo...


🏢Precisando de Busca de Bens? Fale com a Enviar Soluções

📰 Veja também:

➡️ Plataforma OABJuris possibilita busca por jurisprudência em banco nacional integrado

................................................................................................

-> Kit Jurídico 2020 mais de 4.137 modelos de Petições Profissionais - Modelos de Petições verdadeiramente Atualizados

  • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
  • Publicações1372
  • Seguidores487
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações24604
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-atraso-na-entrega-dos-correios-gera-direito-a-indenizacao-por-dano-moral/565317910

Informações relacionadas

Luis Gustavo Caon Demarchi, Advogado
Modeloshá 4 anos

Petição inicial de ação de indenização por dano material contra a ECT

Talles Drummond Sampaio Santos, Advogado
Modeloshá 6 anos

Inicial - Extravio de mercadoria

Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal Regional Federal da 3ª Região TRF-3 - APELAÇÃO CÍVEL: ApCiv XXXXX-77.2017.4.03.6124 SP

Jusbrasil Perguntas e Respostas
Artigoshá 8 anos

Os Correios atrasaram minha entrega. O que fazer?

Fabiana Carvalho, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Contestação à Ação de Ressarcimento por Danos Materiais e Morais

34 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Os Correios faliram.
Falência administrativa - aquela causada por incapacidade e falta de vontade.
É visível que o numero de funcionários é insuficiente e as filas que se formam em frente às agencias para retirada de mercadorias que não foram entregues (muitas com a desculpa de ser área de risco) são enormes, comprovando a falta de respeito para com a população.
Vamos investigar isso MPF.
Aí tem, e muito. continuar lendo

O MPF se nega a investigar casos de roubo e duvido que fariam isso por algo "menos evidente" como a falha administrativa. Quanto aos roubos/extravios dizem que são problemas mais pessoais que não representam um problema geral (piada). As importações somem muito mais fácil nesse sistema. continuar lendo

A situação dos Correios não pode mais ser classificada como ‘grave’ ou ‘crítica’. Neste momento, a estatal está à beira da falência. Fora que o serviço é muito mal prestado, pois não há concorrência.

Todos já devem ter tido experiências ruins com os Correios, já tive caso de uma encomenda dar como destinatário ausente tendo portaria 24h para receber.

Solução: PRIVATIZAR ! continuar lendo

Isso é Brasil mesmo!!!!

Quando o problema está com serviço prestado pelo governo a justiça propõe indenizações ridículas de R$ 1.000,00 a 2.000,00 reais ou então...

"é apenas mero aborrecimento pela falha no serviço postal"

Ahhh tá!!!!! continuar lendo

É um absurdo achar que um atraso numa encomenda que vc tanto anseia, não seja motivo para configurar um "Dano". E esse "depende" , na minha opinião, caracteriza desprezo ao consumidor que contrata um serviço com garantia de entrega rápida e segura e se vê na espera do serviço que NÃO foi realizado. Vemos O exemplo da corretora que perdeu uma venda por atraso dos Correios na entrega dos documentos necessários e a comissão que ela perdeu em função disso, afinal ela vive desse dinheiro! E o magistrado diz "A simples alegação de que perdeu uma chance de viabilizar negociação imobiliária não é suficiente para que seja indenizada por dano moral." me ajudem, por favor....... que despacho é esse, meus caros! Lamentável! continuar lendo