Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Receita Federeal (Cosit) esclarece se Pessoa Jurídica com débito não garantido pode distribuir lucros e dividendos

Publicado por Enviar Soluções
há 6 anos


A lei proíbe a pessoa jurídica em débito não garantido com a União ou suas autarquias de distribuir lucros e dividendos a sócios e acionistas (art. 32 da Lei 4.357/64).

Nos termos da norma mencionada, as pessoas jurídicas, enquanto estiverem em débito não garantido, para com a União e suas autarquias de Previdência e Assistência Social, por falta de recolhimento de imposto, taxa ou contribuição, no prazo legal, não poderão: (a) distribuir quaisquer bonificações a seus acionistas; (b) dar ou atribuir participação de lucros a seus sócios ou quotistas, bem como a seus diretores e demais membros de órgãos dirigentes, fiscais ou consultivos.

Caso a pessoa jurídica não observe essa norma pode ser multada da seguinte forma: (a) às pessoas jurídicas que distribuírem ou pagarem bonificações ou remunerações, em montante igual a 50% (cinqüenta por cento) das quantias distribuídas ou pagas indevidamente; e (b) aos diretores e demais membros da administração superior que receberem as importâncias indevidas, em montante igual a 50% (cinqüenta por cento) dessas importâncias.

De qualquer forma, a Receita Federal foi consultada por empresa que tem débitos fiscais e previdenciários não garantidos, mas que estão com sua exigibilidade suspensa por força de recursos administrativos e em razão de parcelamentos. A empresa pretendia saber se poderia fazer distribuição de lucros e dividendos sem incorrer nas penalidades do art. 32 da Lei nº 4.357, de 1964.

A Solução de Consulta nº 30 – Cosit – Data 27 de março de 2018, ao responder o questionamento do contribuinte, decidiu que e norma (art. 32 da Lei nº 4.357, de 1964) não se aplica a dividendos, em razão do veto presidencial oposto à sua redação original. E isto porque, ao sancionar o projeto de lei foi vetada a expressão dividendos, constante no art. 32, alínea a.

Decidiu ainda que “a pessoa jurídica que possui débitos relativos a tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, que sejam objeto de parcelamento, independentemente da exigência de apresentação de garantia para este, poderá distribuir quaisquer bonificações a seus acionistas, e dar ou atribuir participação de lucros a seus sócios ou cotistas, bem como a seus diretores e demais membros de órgãos dirigentes, fiscais ou consultivos, sendo, portanto, inaplicável, na espécie, a vedação constante do art. 32 da Lei nº 4.357, de 1964, com a redação introduzida pela Lei nº 11.051, de 2004, visto que o parcelamento constitui hipótese de suspensão da exigibilidade do crédito tributário, abrigada no inciso VI do art. 151 do CTN, com redação da Lei Complementar nº 104, de 2001”

(Fonte: Direitotributárionosbastidores)

  • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
  • Publicações1372
  • Seguidores487
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2374
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/receita-federeal-cosit-esclarece-se-pessoa-juridica-com-debito-nao-garantido-pode-distribuir-lucros-e-dividendos/569043362

Informações relacionadas

Supremo Tribunal Federal
Notíciashá 10 anos

Conselho Federal da OAB questiona vedação sobre distribuição de lucros e dividendos em empresas

CRC SP regulamenta transferência de Responsabilidade Técnica

Márcio Balduchi, Contador
Notíciashá 6 anos

Empresa pode distribuir lucro caso tenha débito tributário, desde que esteja parcelado.

Erica Avallone, Advogado
Artigoshá 8 anos

Suspensão da Exigibilidade do Crédito Tributário: conceito e modalidades

Karyne Santos Soares, Advogado
Artigoshá 3 anos

Sua empresa pode estar correndo o risco de ser excluída do Simples Nacional - Saiba como protegê-la

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)