Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

PROCON-SP cria canal para denúncias de preços abusivos de combustíveis

Publicado por Enviar Soluções
há 6 anos

O consumidor que se deparar com preços abusivos de combustíveis pode encaminhar denúncia para o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo, que criou uma chamada exclusiva para atender à demanda. A denúncia pode ser encaminhada para o site do programa.

Com a greve dos caminhoneiros, que gerou desabastecimento, alguns donos de postos se aproveitaram para elevar preços. De acordo com o Procon, se confirmado o abuso, o posto poderá se multado em valores que variam conforme a gravidade da infração e com o porte da empresa. Nenhum posto foi multado, por enquanto, na cidade de São Paulo.

A assessoria de imprensa da entidade informou que está verificando as denúncias recebidas e, posteriormente, os postos serão notificados e passarão por processos administrativos. Além das denúncias, agentes do Procon e da Agência Nacional do Petróleo (ANP) estão nas ruas de São Paulo fiscalizando os postos.

Prática abusiva

O Código de Proteçâo e Defesa do Consumidor classifica como prática abusiva a elevação de preços de produtos e serviços sem justa causa. Para denunciar, o consumidor precisa guardar o cupom fiscal, tirar fotos ou anotar o máximo de informações relacionadas ao estabelecimento, como o nome do posto, a bandeira, o endereço, a data de compra e preços praticados antes e depois do possível abuso.

(Fonte: PequenasEmpresasGrandesNegócios)

_________________________________________________

LEIA TAMBÉM:

1) Salário significativo não impede concessão de gratuidade de Justiça, entende TJDF

2) Fisco pode multar herdeiros por demora em instaurar processo de inventário

3) Abono Salarial: Saiba se você tem direito ao saque do benefício

_________________________________________________

Aprenda como Comprar Carro Zero KM com 30% DESCONTO
KIT de Petições com mais de 18 mil modelos de acordo com o novo CPC

  • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
  • Publicações1372
  • Seguidores487
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações528
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procon-sp-cria-canal-para-denuncias-de-precos-abusivos-de-combustiveis/582413665

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Os casos de abuso do consumidor são recorrentes, precisamos aprender a proteger nossos direitos para não sermos lesados e pôr em prática a utilização das ferramentas de denúncia. continuar lendo

Uma coisa que tem que ser analizado, são as bombas de postos ja aconteceu comigo de o tanque do meu carro cabo no maximo 45 litros constando no manual do carro e na bomba 70 litros. continuar lendo