Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Justiça Federal extingue execução com base na prescrição intercorrente

Publicado por Enviar Soluções
há 6 anos



O juiz da 13ª Vara das Execuções Fiscais da Capital decretou a prescrição intercorrente em uma execução. Trata-se da execução fiscal nº 0027051-79.1999.403.6182.

No processo não se conseguiu citar a executada, o que levou à inclusão do sócio no pólo passivo. Contudo, também não se logrou citar o representante legal da executada, motivo pelo qual foi determinada a suspensão do feito, nos termos do § 2º do art. 40 da Lei 6.830/80, que estabelece: “Decorrido o prazo máximo de 1 (um) ano, sem que seja localizado o devedor ou encontrados bens penhoráveis, o Juiz ordenará o arquivamento dos autos”.

Os autos permaneceram 14 anos no arquivo e somente foram desarquivados porque a executada compareceu espontaneamente aos autos para alegar a ocorrência de prescrição intercorrente do feito.

Por outro lado, a Fazenda informou que não haviam ocorrido causas suspensivas ou interruptivas do prazo prescricional, pois a executada não aderiu a qualquer programa de parcelamento.

Pois bem, nos termos do § 4º do artigo 40 da Lei 6.830/80, se da decisão que ordenar o arquivamento tiver decorrido o prazo prescricional (cinco anos), o juiz, depois de ouvida a Fazenda Pública, poderá, de ofício, reconhecer a prescrição intercorrente e decretá-la de imediato

Referido § 4º foi acrescido ao artigo 40 a partir da Lei 11.051/04, no entanto, como se trata de norma de direito processual, a sua incidência é imediata, aplicando-se, portanto, às execuções em curso.

Por outro lado, a Súmula nº 314 do STJ tem o seguinte teor: “Em execução fiscal, não localizados bens penhoráveis, suspende-se o processo por um ano, findo o qual se inicia o prazo de prescrição qüinqüenal intercorrente”.

Ao analisar esses fatos e direito, na execução conduzida pelo escritório Fauvel de Moraes, o juiz concluiu que, “paralisado o processo por mais de 05 (cinco) anos, sem que fossem encontradas quaisquer causas de interrupção ou suspensão do prazo prescricional, conforme reconhecido pela Exequente, notoriamente consumou-se a prescrição intercorrente” e em vista disso, julgou extinta a execução.

(Por: Amal Nasrallah / Fonte: Tributário nos Bastidores)

________________________________________________

LEIA TAMBÉM:

1) Salário significativo não impede concessão de gratuidade de Justiça, entende TJDF

2) Sem milagre: só em casos excepcionais é possível obter a carteira da OAB sem fazer a Prova

3) 9 aplicativos jurídicos indispensáveis para advogados e estudantes de direito

_________________________________________________

KIT de Petições com mais de 18 mil modelos de acordo com oNovo CPC
Curso Completo - Manual Prático do Novo CPC - inclui modelos de petições, jurisprudência atualizada e súmulas! Confira!!
  • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
  • Publicações1372
  • Seguidores487
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1628
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-federal-extingue-execucao-com-base-na-prescricao-intercorrente/592813435

Informações relacionadas

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

Vencidos os 15 dias de cumprimento voluntário, há algum prazo para a propositura da execução? - Fernanda Braga

Petição Inicial - TRF03 - Ação Execução Fiscal - Prescrição Intercorrente - Ocorrência - Favorecimento aos demais Responsáveis Solidários.1. o Redirecionamento da Execução - Execução Fiscal - de Uniao Federal - Fazenda Nacional contra American Welding

Dalisson Miranda, Advogado
Notíciashá 3 anos

Benefícios do INSS demorarão mais tempo para serem concedidos: saiba por que

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinaano passado

39. A Prescrição Intercorrente no Cpc Após a Lei 14.195/2021

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)