Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

TJ do Piauí é o primeiro do país a reservar assentos para advogados junto a juízes e promotores

Publicado por Enviar Soluções
há 6 anos



O Tribunal de Justiça do Piauí saiu na frente e é o primeiro do País a determinar que sejam reservados lugares para advogados junto à tribuna, para que se dirijam desses assentos perante os julgadores e MP, durante as audiências e sessões.

A portaria com a determinação foi aprovada por unanimidade pelo Pleno do TJPI no dia 3 de setembro e publicada na última terça-feira, 11 de setembro.

A aprovação da portaria é o reconhecimento ao direito dos advogados, mas, com especial destaque, ao pleito de mais de 30 anos do advogado Francisco de Sales e Silva Palha Dias, presidente da ABRACRIM-PI – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas no estado do Piauí, que sempre defendeu a ideia.

A proposta foi encampada pelo desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, Decano do Tribunal, que faz parte do 5º Constitucional – ou seja, preenche uma das vagas destinadas a advogados, conforme prevê a Constituição Federal. "É uma forma de honrar a Constituição com a dignidade e altivez costumeiras", comentou Palha Dias.

“O desembargador se sensibilizou por ser originário da advocacia. Ele percebeu a desigualdade de tratamento e a disparidade nos espaços destinados aos advogados, que usualmente, em todo o Brasil, ocupam o púlpito para fazer suas sustentações orais, mas sempre ocupam espaços improvisados e precisam se levantar para apresentar questões de ordem”, afirmou o presidente da ABRACRIM-PI.

Na Portaria, que foi aprovada por unanimidade, o desembargador destacou diversos pontos da legislação brasileira que frisam que o advogado deve estar sempre em igualdade de condições em relação aos outros atores do Direito. Entre eles:

- o art. 133, da Constituição Federal, que declara ser o advogado indispensável à administração da Justiça;


- o art. 937, da Lei n. 13.105, de 16 de março de 2015 (CPCivil), que garante a concessão da palavra às partes, na sessão de julgamento;


- o art. , XII, da Lei 8.906, de 4 de julho de 1994 (Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil), que faculta ao advogado falar, sentado ou em pé, em juízo ou tribunal;


- o art. 191, caput da Resolução n. 02, de 12 de novembro de 1987 (Regimento Interno do TJPI), que reafirma a garantia de concessão da palavra às partes, nas sessões de julgamento;


- o art. 11, III, da Lei estadual n. 3.716, de 12 de dezembro de 1979, que inclui o advogado como órgão auxiliar do Poder

Judiciário;


- a orientação expedida a todos os Tribunais do País, no Pedido de Providências 0007813-88.2012.2.00.0000, pelo Conselho Nacional de Justiça.

Assim, a partir de agora, fica determinado que devem ser reservados quatro assentos próximos ao púlpito, nos órgãos colegiados de julgamento do Poder Judiciário do Estado do Piauí, aos advogados cadastrados para realizarem sustentação oral. Os advogados poderão optar por falarem sentados ou em pé, no púlpito.

De acordo com Palha Dias, a medida coloca o Piauí na vanguarda da Justiça brasileira. “Somos um dos menores e um dos mais pobres estados brasileiros, mas saímos na frente, no reconhecimento à importância do advogado para o exercício da Justiça. É uma vitória nossa, da ABRACRIM, dos advogados, mas é, também, do Tribunal de Justiça e de toda a sociedade piauiense e brasileira”, concluiu o advogado.

(Por: Adriane Werner - Fonte: www.abracrim.adv.br)

________________________________________________

LEIA TAMBÉM:

1) TJ-RJ afasta súmula do "mero aborrecimento" e concede indenização

2) Direitos Ilusórios: enganos comuns sobre os direitos do consumidor - Por Carlos Rangel

3) Compra de Carro com Isenção - ICMS só será concedido a cada 4 anos na compra de carro para PCD

_________________________________________________

KIT ESSENCIAL DIREITO PENAL - 347 Modelos de Petições atualizadas e testadas por especialistas!!Confira!!
COMBO DE PETIÇÕES 7 x 1 - Diversos Modelos e Teses Jurídicas - 100% atualizadas!!
  • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
  • Publicações1372
  • Seguidores487
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações527
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-do-piaui-e-o-primeiro-do-pais-a-reservar-assentos-para-advogados-junto-a-juizes-e-promotores/626095612

Informações relacionadas

Luiz Facundo de Brito Junior, Estudante de Direito
Modeloshá 2 anos

Modelo de Defesa em Processo Administrativo Disciplinar

Como fazer a Defesa no processo administrativo disciplinar da maneira correta?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)