Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Cálculo da aposentadoria: 'Revisão da vida toda' do INSS pode valer para todos

Publicado por Enviar Soluções
há 6 anos


Os trabalhadores que se aposentaram e no cálculo do benefício foram computadas apenas as contribuições após 1994 podem ter o valor corrigido. Isso porque a Justiça decide nesta quarta-feira se a a chamada revisão da vida toda - que leva em conta os maiores recolhimentos anteriores a julho de 1994 - vai se estender automaticamente a todos os segurados do INSS.

De acordo com a advogada Gisele Lemos Kravchychyn, diretora do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), pessoas que contribuíram com valor considerável antes desta data são prejudicadas na hora da aposentadoria ao receberem um benefício que não condiz efetivamente ao de direito.

Ao calcular o valor do benefício, o INSS parte das contribuições de julho de 1994, ano de implantação do Plano Real, independentemente da vida contributiva anterior do segurado contar com salários mais altos. Por conta disso, ações em tramitação no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), discutem a aplicação da regra prevista no Art. 29, I e II, da Lei 8.213/91 e o cálculo mais favorável que a regra de transição prevista no Art. da Lei 9.876/99. Os casos vão a julgamento hoje após pedido de vista do desembargador Celso Kipper.

Primeira contribuição

"O IBDP busca que sejam incluídos no cálculo desses segurados todos os salários de contribuição que tiveram durante sua vida de trabalho", explica a advogada. Ou seja, que considere-se no cálculo do benefício desde a primeira contribuição até a última, excluindo-se as 20% menores.

No julgamento, o IBDP defende que seja possível incluir os salários de contribuição da vida toda laborativa do segurado, caso seja mais vantajoso para o trabalhador.

"Os segurados que trabalhavam antes de julho de 1994 devem ter a opção de fazer dois cálculos, o que já é feito pelo INSS considerando somente os valores contribuídos após julho de 1994 em diante e o cálculo previsto pela lei atualmente, no qual são considerados todos os salários de contribuição", defende a diretora do IBDP. Ela explica que este é o primeiro Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) julgado nacionalmente sobre o tema de revisão da vida toda.

Recolhimento mais alto, salário menor

A Advogada do IBDP, Gisele Kravchychyn lembra que não é todo mundo que é beneficiado pela revisão da vida toda. Ela adverte que a iniciativa é válida para pessoas que tenham contribuído antes de 1994 com salários altos ou maiores que os valores recolhidos posteriormente a julho de 1994.

"Todas as contribuições têm que ser calculadas individualmente", afirma. "Em muitas revisões essas contribuições (anteriores a 1994) fazem uma grande diferença", adverte a advogada do IBDP.

Por exemplo, um valor de benefício de R$ 2 mil com a revisão pode chegar no teto do INSS, que atualmente é R$ 5.649,80. Dessa forma, a revisão pode trazer uma alteração significativa do valor da renda, mas depende da vida contributiva do segurado antes e depois de julho de 1994.

(Foto meramente ilustrativa, reprodução da internet)

(Por Martha Imenes / Fonte: odia.ig.com.br)

________________________________________________

LEIA TAMBÉM:

1) TJ-RJ afasta súmula do"mero aborrecimento"e concede indenização

2) Direitos Ilusórios: enganos comuns sobre os direitos do consumidor - Por Carlos Rangel

3) Compra de Carro com Isenção - ICMS só será concedido a cada 4 anos na compra de carro para PCD

_________________________________________________

COMBO DE PETIÇÕES 7 x 1 - Diversos Modelos e Teses Jurídicas - Criminal, Previdenciário, Cível, Tributário, 100% atualizadas!!
CURSO DE ATUALIZAÇÃO NOVO CPC com os melhores processualistas do País - Instituto de Direito Contemporâneo - Confira!!
  • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
  • Publicações1372
  • Seguidores487
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações9938
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/calculo-da-aposentadoria-revisao-da-vida-toda-do-inss-pode-valer-para-todos/630708267

9 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Desde 2010 espero o resutado do pedido de revisão de benefícios.Meu processo ese encontr no trf3 oitava turma e nada.Tenho 84 anos e vou morrer ser ver o resultado.
Nilza Amaral Antunes de Souza continuar lendo

Prezada Nilza, converse com o seu advogado para que o mesmo entre em contato com a Secretaria da Turma e agilize o processo. Abraços! continuar lendo

Artigo muito interessante!

Gostaria que me tirasse uma dúvida. O segurado pode requerer os cálculos junto ao INSS e comparar qual é o mais vantajoso antes de requerer a revisão?

Outra coisa. Sendo favorável este julgamento, como fica para quem já perdeu o prazo para solicitar a revisão?

Desde já obrigado. continuar lendo

Me aposentei há mais ou menos 3 anos e continuo trabalhando no regime CLT e contribuindo para o INSS, gostaria de saber se há como rever estes descontos que estão ocorrendo e se com isso, consigo melhorar meu valor de aposentadoria, visto que com o fator previdenciário minha aposentadoria é uns 60% do teto. Desde já agradeço muito. continuar lendo

olá , a minha esposa tinha direito a se aposentar aos 55 anos com 15 anos de contribuições , aposentou - se com 60 anos de idade e 27 anos de contribuições , esses doce anos a mais se reconheceriam para aumentar a sua aposentadoria ? continuar lendo