Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

'Não precisa vir trabalhar amanhã': demissão por WhatsApp gera indenização

Publicado por Enviar Soluções
há 5 anos


A jornalista M.L. ao chegar em casa após seu turno de trabalho recebeu pelo WhatApp uma mensagem que informava sua demissão. Sua reação, primeiro de espanto, logo se transformou em indignação pela indelicadeza do gesto. Em um trecho da mensagem, o chefe escreveu “Não precisa vir trabalhar amanhã, passe aqui que vamos realizar seu pagamento”, lembra a profissional.

Com o uso cada vez mais intenso das redes sociais também no ambiente de trabalho, histórias de rescisão contratual pelas redes sociais têm se repetido pelo País. A demissão, sem justa causa, por aplicativos tem rendido dor de cabeça para as empresas, que em muitos casos têm sido condenadas ao pagamento de indenização por danos morais.

Recentemente, a juíza da 19ª Vara do Trabalho do Distrito Federal condenou uma empresa do ramo hospitalar de Brasília a pagar R$ 10 mil de indenização, por danos morais, a uma instrumentador cirúrgica que foi demitida por meio de grupo de trabalho no aplicativo whatsapp. A juíza Maria Socorro de Souza Lobo qualificou de “vexatória” a forma pela qual foi exposta a rescisão contratual da enfermeira, submetendo-a a “constrangimentos perante seus colegas”.

Segundo especialista em Direito do Trabalho, Marco Aurélio Dantas os empregadores devem ter cuidado com este tipo de abordagem através de redes sociais. “A informalidade na demissão por WhatsApp e outros aplicativos de comunicação rápida pode ser interpretada como um desrespeito à dignidade humana do trabalhador. Para diminuir o risco de condenações por dano moral e, consequentemente, o custo com indenizações, é recomendável uma conversa pessoal, tranquila e reservada no momento da demissão”, orientou o especialista.

Marco Aurélio Dantas alerta aos empresários que as novas formas tecnológicas de comunicação digital exigem um cuidado redobrado dos empresários, departamentos de RH e empregadores de modo geral. Se a presença física for impossível e o comunicado por meio digital for a única forma viável, deve-se evitar a exposição da situação a terceiros, ou seja, o empregador jamais pode demitir um colaborador através de grupos.

(Fonte: cidadeverde.com)

________________________________________________

LEIA TAMBÉM:

1) Advogado que gravou sessão de conciliação é condenado por litigância de má-fé

2) STF: Não incide contribuição previdenciária sobre parcelas adicionais

3) Cálculo da aposentadoria: 'Revisão da vida toda' do INSS pode valer para todos

_________________________________________________

CURSO PEDIDOS LÍQUIDOS - CÁLCULOS TRABALHISTAS - Aprenda a quantificar os créditos trabalhistas de forma clara e objetiva.
KIT ESSENCIAL DIREITO DO TRABALHO - 237 Modelos de Petições - 100% Atualizadas conforme a Reforma Trabalhista!!

  • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
  • Publicações1372
  • Seguidores487
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3840
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nao-precisa-vir-trabalhar-amanha-demissao-por-whatsapp-gera-indenizacao/643952167

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Deve-se manter o mínimo de respeito ao ser humano. Situações dessa natureza são inadmissíveis. Onde fica o princípio da Dignidade da Pessoa Humana? continuar lendo

Se a demissão já é sem justa causa mesmo e o empregador não quer nem que o empregado cumpra o aviso prévio, como parece ser o caso do exemplo, até pode se aceitar uma demissão pelo whatsapp PARTICULAR, afinal nesse caso parece que a relação já está estremecida mesmo. Agora, demissão no grupo, aí é demais, não pode ser tolerado mesmo. Imagina o encarregado chegar no meio do refeitório, pede um momento de atenção para todos e se dirige a um dos funcionários e o demite na hora. Sinceramente não dá para entender como essas coisas ainda acontecem nas empresas. Parece que eles não têm acesso a nenhum advogado, departamento jurídico, parece que não acompanham noticiários, nada. Tem umas coisas que acontecem que, de tão absurdas, parece que são muito mais é desentendimentos pessoais mesmo. continuar lendo