Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

STF retoma julgamento sobre correção monetária em condenações contra Fazenda Pública

Publicado por Enviar Soluções
há 5 anos



O plenário do STF retoma nesta quarta-feira, 20, o julgamento de quatro EDcl contra o acórdão que trata da atualização de índices de correção monetária e juros de mora a serem aplicados sobre condenações contra a Fazenda Pública. O caso é o primeiro item da pauta.

Os embargos pedem a modulação dos efeitos da decisão que adotou o IPCA-E em substituição à TR para correção monetária dos débitos fazendários no período anterior à expedição dos precatórios.

A mudança de índice foi o efeito prático da decisão que declarou a inconstitucionalidade do índice previsto na lei 9.494/97, com redação dada pela lei 11.960/09.

Em dezembro do ano passado, o ministro Luiz Fux, relator, propôs que os efeitos da decisão valessem a partir de 25/03/2015 para os processos que ainda não transitaram em julgado. Naquela data, o plenário julgou questões de ordem nas ADIs 4.425 e 4.357, conhecidas como ADIs dos precatórios. Em seguida, o ministro Alexandre de Moraes pediu vista dos autos.

A propósito, este será o primeiro caso em que o advogado Felipe Santa Cruz atua no Supremo como novo presidente do Conselho Federal da OAB.

Processo: RE 870.947

(Fonte: Migalhas)

________________________________________________

LEIA TAMBÉM:

1) Ex-dono de carro não responde por IPVA mesmo se deixou de comunicar venda

2) INSS é condenado a conceder benefício de aposentadoria por idade a trabalhador rural boia-fria

3) É realmente possível acumular aposentadoria e pensão por morte do INSS?

_________________________________________________

Os Grandes Segredos do Planejamento Tributário - Teses Judiciais baseadas em fatos reais, prontas para uso, fazendo com que você possa recuperar o investimento realizado já na primeira consultoria
Material Completo 2019 - Guia Prático sobre a Restituição de ICMS sobre a fatura de energia elétrica.
  • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
  • Publicações1372
  • Seguidores487
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações598
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-retoma-julgamento-sobre-correcao-monetaria-em-condenacoes-contra-fazenda-publica/688020879

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)