Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Segredo profissional: Justiça autoriza quebra de sigilo de e-mail pessoal de trabalhador

Publicado por Enviar Soluções
há 5 anos


O Marco Civil da Internet permite que o conteúdo do e-mail pessoal de um trabalhador seja revelado em juízo se houver indício de ilícito. Com esse entendimento, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas-SP) autorizou a quebra de sigilo de e-mail de um ex-funcionário de uma empresa do setor sucroenergético, em meio a investigação sobre envio de informações sigilosas.

No caso, o ex-empregado, demitido por justa causa, extraiu indevidamente dos computadores e sistemas corporativos da Biosev dados como cargo e salário de milhares de ex-funcionários da companhia e enviado para grupos de advogados através de seu e-mail pessoal, “violando segredo profissional das empresas, prática tipificada como crime”, conforme decisão anterior deferida a favor da empresa.

Diante da decisão que autorizou o acesso a esses dados, o ex-funcionário impetrou mandado de segurança com pedido de liminar, questionando a competência do juiz do Trabalho para determinar a quebra do sigilo das informações armazenadas em seu e-mail pessoal. Entretanto, os desembargadores da 2ª Seção Especializada em Dissídios Individuais do TRT-15 julgaram improcedente a ação.

Em seu voto, o relator, desembargador Manuel Soares Ferreira Carradita, confirma a decisão anterior, favorável à companhia, abrindo precedente importante no âmbito de investigações no meio corporativo.

“Assim, evidenciado através de auditoria interna das ex-empregadoras litisconsortes que o impetrante, beneficiando-se da condição privilegiada de empregado da Biosev, durante o horário de trabalho e usando equipamentos do empregador, repassava indevidamente informações privativas da reclamada a escritórios de advocacia, o artigo 22 da Lei 12.965/2014 autoriza o magistrado a proceder à quebra de sigilo da correspondência eletrônica do trabalhador a fim de subsidiar a pretensão de reparação civil das reclamadas em face do ex-empregado.”

O Marco Civil da Internet prevê em seu artigo 22, parágrafo único, inciso I que “a parte interessada poderá (...) requerer ao juiz que ordene ao responsável pela guarda o fornecimento de registros de conexão ou de registros de acesso a aplicações de internet” se o requerimento possuir “fundados indícios da ocorrência do ilícito”.

Para Letícia Fogaça, gerente trabalhista da Biosev, a decisão reforça a obrigação de o empregado respeitar o sigilo das informações a que tem acesso. "Isso é primordial para a relação de confiança entre as partes, podendo o empregado sofrer sérias consequências caso este sigilo não seja respeitado”, afirma.

Clique aqui para ler a decisão.

(Por Fernando Martines / Fonte: Conjur)


📰 Veja também:

➡️ Teoria do desvio produtivo é aplicada para fixar dano moral para trabalhador

➡️ Atraso no recolhimento do FGTS e do INSS não caracteriza dano moral

...............................................................................................................................

-> Banco de Petições + 20 mil modelos de petições jurídicas, atualizadas, prontas e editáveis em word

-> Curso Completo 100% Online de Processo Civil 2019 a melhor banca de processualistas do País.

  • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
  • Publicações1372
  • Seguidores487
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações295
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/segredo-profissional-justica-autoriza-quebra-de-sigilo-de-e-mail-pessoal-de-trabalhador/732001579

Informações relacionadas

Thamires Marques Monteiro, Advogado
Artigoshá 2 anos

Competência para Instruir Processo Disciplinar na OAB.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)